Quais os critérios utilizados na análise socioeconômica da Fump e como funciona esse processo? Por que é preciso apresentar vários documentos para ser classificado pela Instituição? O que são os níveis I, II e III? Essas e outras questões serão amplamente esclarecidas durante o I Seminário sobre a Metodologia de Análise Socioeconômica da Fump/UFMG, a ser realizado no dia 15 de junho, às 18 horas, no auditório da Reitoria. O evento, que é aberto à comunidade acadêmica, contará com as presenças do reitor, professor Clélio Campolina Diniz, e da vice-reitora, professora Rocksane de Carvalho Norton.

O presidente da Fump, professor Seme Gebara Neto, explica que o seminário tem o objetivo de apresentar aos estudantes, professores e servidores da UFMG o passo a passo da metodologia de análise socioeconômica da Fump, desde a solicitação feita pelo estudante até o resultado que indica o nível de classificação do aluno. “Detectamos, principalmente através de uma pesquisa qualitativa, que as pessoas têm dúvidas sobre o funcionamento desse processo. Por meio do diálogo direto com a comunidade acadêmica, buscaremos esclarecer todos os questionamentos relativos ao assunto”, afirma.

A apresentação do seminário ficará a cargo do presidente da Fump. “Vamos abordar os indicadores do questionário socioeconômico e seus respectivos pesos, quais são os documentos solicitados em cada caso, como são feitas as entrevistas e visitas domiciliares”, adianta Seme Gebara Neto.

O professor ressalta que, além de incentivar o debate, o seminário também irá propor uma reflexão sobre os mecanismos de controle social adotados pela Fump na gestão do recursos públicos que custeiam a assistência estudantil na UFMG. “Esperamos que a comunidade acadêmica participe ativamente do seminário, inclusive apresentando sugestões para o aprimoramento do nosso trabalho”, finaliza.

Clique aqui a confira a programação do I Seminário sobre a Metodologia de Análise Socioeconômica da Fump/UFMG.