Mostra Sua UFMG é sediada pela primeira vez em Montes Claros e conta com a participação da Fump no evento

O evento Mostra Sua UFMG, realizado desde 2004 em Belo Horizonte, vai acontecer pela primeira vez no campus Montes Claros, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), neste sábado, dia 13 de abril, das 9 às 17 horas.

A Mostra no ICA visa apresentar os cursos de graduação do campus, de modo a aproximar a comunidade estudantil do Norte de Minas das atividades possibilitadas pela UFMG. Os visitantes poderão conhecer os diversos espaços físicos e interagir com professores e estudantes nas palestras e salas interativas montadas nas instalações do campus. A gerente da Fump em Montes Claros, Andréa Silva, afirma que o evento será muito enriquecedor: “Estou entusiasmada com a perspectiva da Mostra Sua UFMG no campus de Montes Claros, pois acredito que será uma oportunidade única para apresentar os seis cursos de graduação oferecidos aqui. Além disso, vejo o evento como uma plataforma essencial para promover a integração e a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade local.”

A UFMG em Montes Claros sedia hoje os seis cursos de graduação citados pela gerente (Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia), além de quatro mestrados, uma especialização e um programa de doutorado. O campus reúne mais de 1,3 mil alunos em uma área de 238 hectares, com fazenda experimental, biblioteca, e mais de 90 laboratórios de pesquisa.

Além da participação de todos os cursos do ICA no evento, com demonstrações de equipamentos e práticas de cada graduação, os órgãos de assistência estudantil da UFMG, como a Fump, também estarão presentes no evento.

Nas salas interativas, no CAAD, que estarão abertas o dia inteiro, a Fump, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão (CPAAI) apresentarão vídeos que explicam, respectivamente, sobre as formas de acesso à Política de Assistência Estudantil, as políticas de Ações Afirmativas de ingresso e também sobre como funcionam as bancas de heteroidentificação, responsáveis por confirmar ou não a autodeclaração étnico-racial dos candidatos aprovados via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que optaram pelas vagas reservadas a pessoas negras egressas de escolas públicas.

Além disso, a Fump apresentará na sala um jogo de amarelinha, chamado “A UFMG é para você”, que objetiva informar, de maneira interativa e direta, o público-alvo das políticas de Assistência Estudantil.

Nas tendas, que serão dispostas no gramado central do campus, os funcionários da Fump estarão à disposição dos visitantes para orientar e informar sobre os Programas da Assistência Estudantil.  Por fim, a apresentação da Assistência Estudantil também contará com quatro palestras, de 20 minutos, sobre as bancas de heteroidentificação, as Políticas de Ações Afirmativas e os Programas de Assistência Estudantil. As palestras serão comandadas pela PRAE, CPAAI e Fump. A Andréa e o Assistente Social da Fump em Montes Claros, Ayono Costa, ministrarão as apresentações da Fundação que acontecerão tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde, em horários específicos, seguindo o cronograma do evento.

A Fump ainda será responsável pelo serviço de alimentação da Mostra Sua UFMG no Restaurante Universitário. Diariamente, cerca de 900 refeições são servidas no RU de Montes Claros, porém a Fundação tem expectativas de servir aproximadamente 3.000 refeições no sábado, o que representa o dobro do usual.

Para Andréa, a participação da Fundação no evento será extremamente benéfica, tanto para a Fump quanto para os futuros estudantes do ICA. “A Fump desempenha um papel fundamental no apoio aos estudantes da UFMG, oferecendo assistência em diversas áreas. Esclarecer isso para os estudantes que poderão futuramente estudar aqui será muito interessante. A presença da Fump na Mostra Sua UFMG não apenas demonstra o compromisso da instituição em executar a Política de Assistência Estudantil da Universidade, mas também abre espaço para que os projetos e iniciativas apoiados pela Fundação sejam amplamente reconhecidos e valorizados.”, afirma a gerente com bastante expectativas.