No início de cada semestre letivo, os estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG podem se inscrever no Programa Permanente de Moradia Universitária. Para pleitear uma vaga nas Moradias Universitárias Ouro Preto I e II (Belo Horizonte) ou na Cyro dos Anjos (Montes Claros), os alunos, assistidos ou não pela Fump, precisam estar matriculados na UFMG.

Se o estudante é de Belo Horizonte não pode acessar o programa pleiteando vagas nas moradias Ouro Preto I e II. Já os de Montes Claros também não podem participar do processo de seleção para a moradia Cyro dos Anjos.

Veja passo a passo como o aluno deve proceder para acessar uma vaga:

1º passo – Para os estudantes que pleiteiam vagas nas moradias de Belo Horizonte (Ouro Preto I e II), é preciso preencher a ficha de inscrição disponível no portal  www.fump.ufmg.br ou pessoalmente na sede da Fump (Av. Afonso Pena, 867, 21º andar, Centro, BH), na unidade do campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II) ou na própria Moradia Universitária Ouro Preto I (Av. Fleming, 394, bairro Ouro Preto).
Para os estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), a inscrição deve ser feita pessoalmente na Coordenadoria Montes Claros que fica na Av. Universitária, 1.000, Bloco B, Bairro Universitário.

2º passo – Protocolar os documentos necessários (comprovante de matrícula e comprovante de endereço atualizado do grupo familiar) nos locais citados acima.

3º passo – Para os alunos classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III,  no ato do protocolo dos documentos, é obrigatório agendar horário com o assistente social de referência do seu curso.Comparecer ao horário agendado com o assistente social de referência do seu curso para elaboração de um relatório social. O objetivo desse relatório é subsidiar a Comissão de Gestão de Vagas no processo de seleção. Na entrevista, o assistente social também analisa a possibilidade de conceder ao estudante a Bolsa Auxílio Moradia enquanto ele não é contemplado com a vaga.

4º passo – O estudante inscrito no Programa Permanente de Moradia Universitária deve ficar atento ao resultado do processo de seleção das vagas que é disponibilizado nas moradias e divulgado no portal da Fump. O aluno contemplado também é informado por e-mail ou contato telefônico.

5º passo – O estudante contemplado é convocado para participar de uma reunião de recepção na moradia, quando assina o termo de ocupação e recebe o manual do morador contendo o regimento interno e o regulamento do Programa Permanente de Moradia Universitária.

6º passo – Quem não for contemplado continua inscrito no programa naquele referido semestre e pode concorrer a novas vagas que venham a surgir, geralmente, à medida que os antigos moradores se formam.

7º passo – As inscrições têm validade semestral e devem ser renovadas no início de cada semestre letivo exigindo novamente a comprovação dos dados.

Mais informações pelos telefones (31) 3409-8400 (sede Fump), (31) 3409-3970 (unidade campus Pampulha), (31) 3498-7462 (Moradia Ouro Preto I), (31) 3427-9530 (Moradia Ouro Preto II) ou (38) 3213-9815 (Coordenadoria Montes Claros).