A Fump e a UFMG inauguraram na última quarta-feira, dia 17, a nova moradia universitária de Montes Claros que leva o nome do professor e escritor Cyro dos Anjos, um dos precursores da assistência estudantil na Universidade. Estiveram presentes à inauguração o reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, o presidente da Fump, Seme Gebara Neto, e a ex-presidente da Instituição e vice-reitora eleita, Rocksane de Carvalho Norton, entre outras autoridades.

Construída pela Fump em um local próximo ao campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), a moradia vem atender uma demanda crescente desde o ano de 2009, quando o ICA passou a oferecer quatro novos cursos de graduação. “Esse é um momento singular na nossa história, de ampla democratização de acesso, com aumento do número de vagas e com a política de bônus no vestibular (para estudantes vindos de escolas públicas). Agora, temos que aumentar as condições para que esses estudantes permaneçam na UFMG”, discursou o reitor Ronaldo Pena, durante a solenidade.

A vice-reitora eleita (gestão 2010-2014) e presidente da Fump na gestão anterior, professora Rocksane de Carvalho Norton, reforçou que as moradias universitárias – de Montes Claros e Belo Horizonte – e a assistência estudantil como um todo são parte desse compromisso a que o reitor se refere com a permanência dos estudantes na Universidade. Segundo ela, a forma como essas políticas de permanência são conduzidas na UFMG, ao lado da excelência das atividades acadêmicas, podem ser apontadas como os principais motivos para o baixo índice de evasão escolar na Universidade.

Inspirada nos projetos das moradias Ouro Preto I e II, de Belo Horizonte, a moradia universitária Cyro dos Anjos oferece 108 vagas, divididas em dois blocos de quatro andares, sendo dois apartamentos por andar.

De acordo com o presidente da Fump, professor Seme Gebara Neto, com as vagas oferecidas, a relação entre oferta e demanda está equilibrada em Montes Claros. Atualmente, 30 alunos já residem no local, vindos da antiga moradia que ficava no campus do ICA. As demais vagas serão preenchidas tão logo esteja concluído o processo de seleção dos estudantes inscritos.

Ao falar sobre a satisfação da Fump em oferecer instalações adequadas aos estudantes do ICA, Seme Gebara Neto lembrou que o programa de moradia da UFMG é referência para universidades de todo o país. Ele também destacou a satisfação da Fump em atender melhor a comunidade de Montes Claros.

(Com Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Agrárias)