1. Moradias Universitárias

Desde 2022, os Restaurantes Universitários (RUs) fornecem o serviço de entregas de marmitex aos(às) estudantes residentes das Moradias Universitárias de Belo Horizonte. A iniciativa surgiu com o objetivo de facilitar o cotidiano dos moradores e assegurar o acesso ao Programa de Alimentação, visto que muitos(as) estudantes possuíam o interesse de consumir as refeições dos RUs no jantar, porém, por estarem em atividades acadêmicas ou laborativas, não conseguiam se deslocar em tempo hábil até os restaurantes. 

Atualmente, o serviço de entrega está disponível nas três moradias de Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira (exceto em feriados), seguindo a rotina dos restaurantes. Os pedidos do jantar são realizados diariamente pelo aplicativo da Fump e os marmitex são entregues, ao final da tarde, no salão de convivência das Moradias Ouro Preto I e III. 

Em 2023, os restaurantes também passaram a realizar as entregas de marmitex no horário de almoço, durante os períodos de férias escolares da UFMG, com o objetivo de atender os(as) estudantes que continuam em Belo Horizonte no recesso. Assim, o serviço de entrega do marmitex torna possível que o Programa de Alimentação considere as especificidades de alimentação de cada estudante e se torne ainda mais inclusivo.

QUANTIDADE DE MARMITEX SERVIDOS EM 2023

JanFevMarAbrilMaioJunJulAgoSetOutNovDezTotal
2.4563.2805.7904.7275.8246.0012.9413.3855.0485.8896.1422.77754.260

*Confira outros dados relacionados ao funcionamento da Fump em 2023 no Relatório de Atividades.

2. Estudantes do espectro autista (TEA)

Os membros da comunidade UFMG com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também têm acesso ao serviço, porém, por meio da solicitação de retirada dos marmitex na entrada dos restaurantes. Esse serviço está disponível em todos os RUs de Belo Horizonte e no RU ICA do campus Montes Claros, durante o horário de almoço, para que os(as) usuários(as) com TEA possam consumir suas refeições em outros ambientes, conforme o desejado.

Os RUs já possuem mesas reservadas para os membros da comunidade acadêmica com TEA, posicionadas ao fundo dos salões e próximas às janelas, visando o bem-estar desses(as) usuários(as). No entanto, com a iniciativa da retirada de marmitex, estabelecida em parceria da Fundação com o Coletivo Autista da UFMG, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), torna-se possível ampliar a qualidade e o conforto do horário de refeição desse público.

Os(as) interessados(as) no serviço, precisam fazer o pedido diariamente em um formulário de solicitação, disponível para o registro dos pedidos de segunda a sexta-feira, das 7 às 10 horas. A retirada do marmitex deve ser feita nos RUs, pelo(a) próprio solicitante e/ou um acompanhante indicado(a), com a apresentação do Cartão de Acessibilidade ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além do documento de identidade com foto. 

Acesse aqui o formulário de solicitação.