A Fump, ao desenvolver a política de assistência estudantil da UFMG, oferece vários programas e serviços aos estudantes classificados nos níveis I, II e III por meio do processo de análise socioeconômica aplicado pela Fundação.

Para ter acesso aos benefícios, o estudante que está ingressando na Universidade neste 1º semestre de 2010 deve se cadastrar na Fump logo após a confirmação da matrícula no Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA). Já os alunos que vão ingressar no 2º semestre, podem solicitar a análise socioeconômica somente no período do Registro Acadêmico, previsto para junho.

O calouro passa por uma análise que começa com o preenchimento do questionário socioeconômico por meio do portal da Fump (www.fump.ufmg.br). Após o preenchimento do questionário, a Fump enviará para o e-mail do estudante uma lista específica de documentos de acordo com as informações registradas pelo aluno. A etapa seguinte – que somente poderá ser realizada a partir de 18 de fevereiro – é protocolar os documentos na Fump (Av. Afonso Pena, 867, 21º andar, Centro), na unidade do campus Pampulha (ao lado do Restaurante Setorial II) ou na Coordenadoria Montes Claros no Instituto de Ciências Agrárias. Em seguida, caso seja necessário, o aluno é convocado para uma entrevista. Ao final, o estudante obtém classificação em um dos nos níveis: I, II ou III. Mais informações pelos telefones: (31) 3409-8400, (31) 3409-3970 e (38) 3213-9867 (Montes Claros).

As orientações acima também são válidas para os alunos veteranos que ainda não procuraram a Fump e se interessam em acessar os benefícios oferecidos pela instituição, para amenizar as suas dificuldades acadêmicas. Eles devem realizar o processo de análise socioeconômica inicialmente preenchendo o questionário disponível no portal da Fump.