Nos tópicos abaixo, você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes.
Confira se sua questão se encontra esclarecida aqui.
Entretanto, caso queira entrar em contato com a Fump por outro motivo, ou sua dúvida não tenha sido plenamente respondida nesta seção, preencha o formulário disponível no final da página ou entre em contato pelo WhatsApp da Fump.
Montes Claros: (31) 98411-6181
Belo Horizonte: (31) 97537-0115
Ocorreram mudanças na minha situação socioeconômica. O que preciso fazer para informar a Fump?
Nesse caso, o(a) estudante deve agendar um horário com seu(sua) assistente social de referência, por meio da Área do Aluno do portal SINAE, e apresentar as mudanças de sua situação socioeconômica a ele(a).
Como atualizar o questionário socioeconômico que irá vencer?
Cerca de um mês antes do vencimento do questionário socioeconômico, a Fump encaminha para o e-mail do(a) estudante uma lista de documentos necessários para a atualização dos dados. Se o(a) estudante não encontrar a lista em seu e-mail, também é possível encontrá-la na “Área do Aluno” do portal SINAE.
Portanto, se o questionário do(a) estudante não está há um mês do vencimento, as informações ainda serão enviadas como explicadas acima. Porém, caso o questionário já tenha vencido e o(a) estudante não tenha recebido a relação de documentos em nenhum dos espaços citados, é preciso comunicar a Fump por meio do e-mail acolhimento@fump.ufmg.br.
Como faço para conseguir um comprovante de nivelamento?
O(A) estudante deve enviar uma solicitação para o e-mail acolhimento@fump.ufmg.br. Na mensagem, é necessário informar seu nome completo, seu número de CPF ou seu registro acadêmico. Além disso, o(a) estudante também deve descrever a finalidade da declaração e indicar se é necessário que algum outro dado, além de seu nível de classificação socioeconômica, seja incluído no certificado.
Com essas informações, as equipes da Fump poderão providenciar a declaração adequadamente e enviá-la para o e-mail do(a) estudante quando finalizada.
O que fazer quando não tiver agenda disponível para atendimento com os(as) assistentes sociais?
As agendas dos(as) assistentes sociais são disponibilizadas a partir do dia 25 de cada mês, para atendimento no mês subsequente. Portanto, caso o(a) estudante não encontre vaga para atendimento no mês desejado, só será possível realizar um agendamento em caso de desistência de outros(as) estudantes.
No entanto, se o(a) estudante tiver muita urgência no contato com um(a) assistente social, a alternativa seria comparecer ao Núcleo de Escuta, um atendimento sem agendamento prévio disponível na Sede da Fump em Belo Horizonte e na Unidade Acaiaca. O atendimento do Núcleo de Escuta funciona por ordem de chegada e distribuição de senhas.
Qual seria o processo de levantamento e negociação de débitos com a Fump?
O(A) estudante que quiser negociar e regularizar débitos, restituir bolsas, ou quitar cheques e notas promissórias deve procurar pessoalmente o Setor de Negociação, disponível na sede da Fump em Belo Horizonte ou na Coordenadoria Montes Claros. Caso o(a) estudante precise, é possível entrar em contato com a equipe de Negociação pelos telefones (31) 3409-8420 / (31) 3409-8421 / (31) 3409-8423 / (31) 3409-8473 ou pelo e-mail: negociacao@fump.ufmg.br.
Como conseguir a liberação do “nada consta” para formatura ou transferência de Universidade?
No caso de formatura, para que o “nada consta” seja providenciado e encaminhado a Unidade Acadêmica do curso do(a) estudante, é necessário que esta Unidade encaminhe uma solicitação formal à Fump, informando também o semestre e o ano de formatura do(a) respectivo(a) estudante.
Em caso de transferência, o(a) próprio(a) estudante deve procurar o Setor de Negociação na Sede da Fump em Belo Horizonte e informar sua transferência. Dessa forma, o “nada consta” será imediatamente fornecido.