Nos tópicos abaixo, você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes de estudantes da graduação. Confira se sua questão se encontra esclarecida aqui.
Entretanto, caso queira entrar em contato com a Fump por outro motivo, ou sua dúvida não tenha sido plenamente respondida nesta seção, preencha o formulário disponível no final da página ou entre em contato pelo WhatsApp da Fump.
Montes Claros: (31) 98411-6181
Belo Horizonte: (31) 97537-0115
Como ter acesso aos benefícios da Fump?
Para acessar os programas oferecidos pela Fump, o(a) estudante deve estar regularmente matriculado(a) e frequente em um dos cursos de graduação presenciais da UFMG. Assim, o primeiro passo do(a) estudante precisa ser a realização do registro acadêmico ou escolar, para confirmar sua matrícula.
Depois de ter acesso ao registro, o(a) estudante solicita a análise socioeconômica preenchendo o Questionário Socioeconômico. É importante que o(a) estudante esteja atento(a) e responda o questionário conforme a modalidade de seu curso, ou o processo poderá apresentar problemas. As explicações sobre cada opção estão disponíveis na página indicada acima.
Após o preenchimento do questionário, a Fump encaminhará para o e-mail do(a) estudante uma lista específica de documentos a serem enviados, criada a partir das informações fornecidas. Toda a documentação solicitada deverá ser anexada na “Área do Aluno”, disponível no portal da Fump, e não em resposta ao e-mail.
Mais critérios e informações sobre os procedimentos realizados estão disponíveis no link do passo a passo.
O que fazer quando errar uma informação no questionário?
O questionário realmente não permite que os(as) estudantes voltem às páginas anteriores, por isso é preciso finalizar o preenchimento e enviá-lo à Fump mesmo com os dados incorretos.
Após o recebimento do questionário, os(as) assistentes sociais da Fundação solicitarão que o(a) estudante envie documentos comprovando as informações preenchidas. Neste momento, devem ser encaminhados os documentos com os dados corretos, para que os(as) assistentes sociais possam corrigir as informações necessárias.
Caso a correção não seja possível através da análise documental, o(a) estudante pode encaminhar uma declaração de próprio punho (DPP) informando o dado que precisa ser corrigido ou comparecer ao atendimento presencial do Núcleo de Escuta.
Por onde posso acompanhar o status do meu processo e ver o resultado da análise?
O status do estudo socioeconômico está sempre disponível na Área do Aluno do portal SINAE. Caso o(a) estudante acredite que o processo está demorando, deve verificar se lhe foi solicitado(a) o envio de documentos complementares na página indicada. No entanto, se o status da análise for “Aguardando estudo”, o processo do(a) estudante já foi encaminhado para o(a) assistente social e, portanto, é preciso continuar aguardando a emissão do resultado.
O resultado final da análise também está disponível na mesma área, além de ser automaticamente enviado para o e-mail que o(a) estudante registrou no momento de cadastro na Fump.
O que preciso fazer para ter acesso a uma vaga nas Moradias Universitárias?
Podem se candidatar à uma vaga no Programa de Moradia, estudantes posicionados(as) pela Fump nos níveis I, II e III (com prioridade para seleção nessa ordem estabelecida) e cuja residência de origem não seja na Sede do Programa ao qual estão se candidatando (Belo Horizonte ou Montes Claros). Portanto, se o(a) estudante interessado(a) ainda não for posicionado(a), deve solicitar o procedimento de análise socioeconômica preenchendo o questionário e enviando os documentos solicitados.
Com o resultado da análise socioeconômica, o(a) estudante deve agendar uma entrevista com um(a) assistente social da Fump, que irá elaborar um relatório social a ser apresentado para a Comissão de Gestão de Vagas do Programa de Moradia no decorrer do processo de seleção.
Por fim, o(a) estudante deve preencher o formulário de inscrição disponível no portal da Fump. Essa inscrição tem validade semestral, portanto caso o(a) estudante não seja contemplado(a) com uma vaga, deve se inscrever novamente a cada início de semestre.
Como marco um atendimento com os(as) assistentes sociais da Fump?
As agendas dos(as) assistentes sociais estão disponíveis na “Área do aluno” do portal SINAE para o(a) próprio(a) estudante escolher o horário e local que melhor lhe atenderá.
Disponibilizamos um guia completo ensinando os(as) estudantes como realizar esses agendamentos no portal SINAE, que também informa o dia de abertura de cada agenda. Se os horários disponíveis não ajudarem o(a) estudante, a Fump também oferece o Núcleo de Escuta, em que o(a) estudante recebe atendimento dos(as) assistentes sociais sem agendamento prévio.