EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES BOLSISTAS

Torna-se público, por meio deste Edital, o processo seletivo para 02 (duas) vagas de 6 (seis) meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 (seis) meses, para bolsista BOLSA DE DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO VI, referentes ao Edital 001/2024 – Demanda Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. A primeira vaga selecionará 1 (um) bolsista entre discentes a partir do 4º (quarto) período dos cursos de Pedagogia, Psicologia ou Terapia Ocupacional e a segunda vaga será direcionada a discentes de qualquer curso de graduação da UFMG com interesse/experiência na área de Educação Especial e Inclusiva. O(a)s estudantes atuarão no projeto de pesquisa: Plano Educacional Individualizado (PEI) e sua relação com o Plano Individual de Transição (PIT) para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob coordenação da professora Adriana Araújo Pereira Borges, da Faculdade de Educação.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. A seleção de que trata o presente Edital tem como objetivo o provimento de 02 (duas) vagas para bolsista de iniciação científica – com duração de 6 (seis) meses, prorrogáveis por mais 6 (seis) meses.
1.2. A jornada de trabalho do(a) bolsista de iniciação científica será de 20 (doze) horas semanais.
1.3. A remuneração para o(a) bolsista de iniciação científica está em conformidade com o valor da bolsa de IC da Demanda Universal/FAPEMIG, atualmente de R$770,00.
1.4. As despesas com deslocamento (transporte e combustível) do(a) bolsista de iniciação científica para reuniões na Faculdade de Educação/UFMG são de sua responsabilidade.
1.5. Para efeito de investidura do cargo serão chamados os classificados no presente processo de seleção para suprir o preenchimento da vaga, nos termos definidos no item 5 deste Edital.

2. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO(A) BOLSISTA

2.1. Perfil 1 – O(a) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos:
a) Ser aluno(a) regularmente matriculado no curso de Psicologia, Pedagogia ou Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais durante a vigência da bolsa;
b) Ter cursado pelo menos 4 (quatro) períodos do curso.
c) Manter e comprovar desempenho acadêmico satisfatório compatíveis com as atividades previstas no projeto.
d) Ter habilidades para levantamento de dados, escrita de artigos acadêmicos, uso de planilhas (Excel, planilha dinâmica), construção de gráficos e uso de softwares de apresentação (PPT, Canvas, entre outros); ter facilidade de comunicação.
e) Não ser beneficiário de outra bolsa de extensão ou estágio, e não ter vínculo empregatício.
f) Caso não possua, ter conta corrente ativa no Banco do Brasil, da qual seja o(a) único(a) titular.
g) Cumprir 20h semanais de atividades de acordo com o horário definido com o(a) orientador(a).
h) Ter Currículo Lattes devidamente preenchido e atualizado na Plataforma do CNPq.
i) Desejável que o(a) aluno(a) seja capaz de trabalhar em equipe e em processos interdisciplinares; organizar e executar processos de trabalho. O bolsista selecionado deverá realizar leituras sobre os temas que integram os conteúdos expressos na metodologia do projeto; participar das reuniões de planejamento e avaliação; preparar documentos administrativos e técnicos; contribuir nas várias atividades do projeto.

2.2. Perfil 2: O(a) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos:
a) Ser aluno(a) regularmente matriculado em qualquer curso de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais durante a vigência da bolsa;
b) Manter e comprovar desempenho acadêmico satisfatório compatíveis com as atividades previstas no projeto.
c) Ter conhecimentos sólidos para uso de programas Adobe (Illustrator, Photoshop, InDesign, Premiere Pro); ter domínio para uso das mídias sociais.
d) Conhecimento de informática, programação básica e WordPress.
i) Desejável ter interesse e/ou experiência na área de Educação Especial e Inclusiva, ser capaz de trabalhar em equipe e em processos interdisciplinares, organizar e executar processos de trabalho.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Documentação necessária a ser enviada por e-mail* (pardigital.ufmg@gmail.com) do dia 23 a 30 de setembro de 2024 até às 23h59.
a) Ficha de inscrição (Anexo I);
a) Histórico Escolar (também será considerado o histórico obtido pelo Sistema Acadêmico – Consulta de Informações dos Alunos da UFMG).
b) Documento de registro acadêmico que indique a modalidade de cota a qual ingressou na universidade;

3.2. No assunto do e-mail deverá constar “Inscrição INICIAÇÃO CIENTÍFICA PERFIL 1” ou constar “Inscrição INICIAÇÃO CIENTÍFICA PERFIL 2”, segundo o perfil de interesse para o qual o aluno deseja se candidatar.
*O recebimento do e-mail será confirmado. Caso não haja confirmação, gentileza reenviar.

4. DA SELEÇÃO
4.1. A seleção será realizada na terça-feira, dia 01 de outubro de 2024, presencialmente, no horário de 15:00 horas, na sala 3106 da Faculdade de Educação da UFMG.
4.2. A seleção consistirá em análise da documentação enviada pelo(a) candidato(a), verificação dos itens 2 e 3 deste edital, e realização de entrevista.
4.3. A entrevista terá a pontuação de 100 e serão classificados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70 pontos.

5. DO RESULTADO FINAL
O resultado final da seleção será divulgado na quinta-feira, dia 03 de outubro. O(a) candidato(a) aprovado deverá providenciar documentação necessária para inserção no sistema que será encaminhada via e-mail e o início das atividades será a partir de novembro de 2024.

Adriana Araújo Pereira Borges

DAE/FaE/UFMG