Criada em 2010, o Suporte Financeiro via Doações é um programa de apoio movido por contribuições voluntárias, que recebe doações de pessoas físicas e jurídicas, e já ofereceu bolsas semestrais a mais de 250 alunos(as), de Belo Horizonte e Montes Claros. 

Como ter acesso ao suporte? 

Os(As) assistentes sociais da Fump são responsáveis pela escolha dos(as) estudantes que receberão o suporte financeiro. A seleção é realizada nos critérios descritos abaixo e na quantidade de recursos doados voluntariamente pelos(as) apoiadores(as) da Fundação.

Critérios de concessão da bolsa

Em 2023, a Fump criou a Política de Captação de Recursos, com o intuito de reformular e ampliar as ações de apoio à Fundação. A partir dessa nova política, surgiu também a necessidade de uma reestruturação dos métodos utilizados para a seleção do acesso à Bolsa Apadrinhamento, visando possibilitar que mais estudantes pudessem acessar e se beneficiar deste suporte. 

Assim, os(as) estudantes a serem beneficiados(as) devem: 

  • Ser posicionados(as) nos níveis I, II e III, de Belo Horizonte e Montes Claros; 
  • Ter ingressado na universidade por meio da reserva de vagas (estudantes autodeclarados negros, pretos, pardos, indígenas ou quilombolas; com deficiência; ou com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita).

Além disso, seguindo as especificações anteriores, a prioridade de seleção será:

  • Primeiro: Estudantes que são mãe/pai solo ou se identificam/autodeclaram como LGBTQIAPN+. 
  • Segundo: Estudantes com renda familiar bruta mensal até meio salário-mínimo per capita, com preferência aos(às) que residem na região metropolitana de Belo Horizonte, estudam no horário noturno ou se inscreveram no Programa Permanente de Moradia Universitária, mas não foram beneficiados(as).