Cerca de 2,3 milhões de copos plásticos deixarão de ser descartados anualmente pelo Restaurante Universitário Setorial II, que a partir do dia 7 de junho passou a adotar copos reutilizáveis que, após o uso, são lavados e esterilizados assim como os pratos e talheres do restaurante.

“A medida vai ao encontro da postura da Fump de contribuir para a preservação do meio ambiente diminuindo o descarte de plástico, material poluente e de difícil decomposição na natureza”, afirma o nutricionista Marco Antônio Schaefer, coordenador do RU Setorial II.

Os copos reutilizáveis também são realidade no Restaurante Universitário do Instituto de Ciências Agrária (ICA), em Montes Claros, que também implantou a medida. Cerca de 120 mil copos descartáveis deixarão de ser utilizados por ano.

Os pioneiros na utilização dos retornáveis foram os RUs campus Saúde e da Faculdade de Direito. A princípio, foram adquiridos copos de vidro em substituição aos descartáveis. Mas, ao longo do uso, ficou comprovado que o vidro não era o material mais adequado pelos riscos à segurança tanto dos usuários quanto dos funcionários responsáveis pela higienização dos copos. “Gradativamente, estamos substituindo os utensílios de vidro por outros feitos de material plástico mais resistente”, explica a coordenadora dos RUs Saúde e Faculdade de Direito, nutricionista Helvécia Mikiko Miyata.

Com a substituição dos copos, deixará de ser lançada no meio ambiente uma quantidade considerável de plástico. Veja os números de copos descartáveis utilizados nos RUs Setorial II e ICA:

RU Setorial II (Campus Pampulha)
8.000 unidades por dia
205.000 por mês