Os estudantes da UFMG, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I e II, podem contar com mais um benefício oferecido pela Fundação. Trata-se do Programa Bolsa Auxílio Transporte no valor de R$ 100 por mês para ajudar a custear as despesas com o deslocamento para a Universidade.

A Bolsa Auxílio Transporte é não reembolsável e destinada aos estudantes assistidos que residam em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Os alunos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) de Montes Claros também têm direito ao benefício.

Segundo a gerente de Programas da Assistência da Fump, Solange Gomes de Araújo Braz, a expectativa é que 2.420 estudantes sejam atendidos pelo novo programa.

Para ter acesso à Bolsa Auxílio Transporte, os estudantes devem atender aos seguintes critérios:

Estar regularmente matriculado e frequente em um curso de graduação, na modalidade presencial, da UFMG em Belo Horizonte ou do Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros.
Ser classificado socioeconomicamente pela Fump nos níveis I e II.
Estar com a avaliação socioeconômica em vigor.
Estar matriculado no mínimo de créditos exigidos pela coordenação de cada curso, conforme grade curricular dos mesmos, exceto para os estudantes no último período que segue a especificidade do curso. Esses casos serão analisados pelos assistentes sociais da Fump.
Estar cursando a primeira graduação.

Os alunos de Belo Horizonte interessados em acessar esse benefício podem agendar atendimento pelo site (Clique AQUI). No caso dos alunos de Montes Claros, o agendamento deve ser realizado na unidade da Fump no ICA (Av. Universitária, 1.000).

Os estudantes de BH selecionados para receber as bolsas devem comparecer à sede da Fump (Av. Afonso Pena, 867, 21º andar) na data e horários agendados para assinar o contrato de recebimento da bolsa. Já os de Montes Claros devem se dirigir à unidade da Fump no ICA.

Vale lembrar que os alunos de Belo Horizonte que residem nas moradias universitárias e estudam no campus Pampulha não terão direito à bolsa pois já utilizam o transporte coletivo gratuito para o campus. No entanto, os alunos que estudam em unidades localizadas fora do campus Pampulha poderão usufruir do novo benefício. Quem estuda em Montes Claros e reside na moradia também não poderá utilizar o programa.