A Fump, em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG (FAO-UFMG), abre chamada para tratamento odontológico de atenção primária e de alta complexidade, conforme especialidades oferecidas nas Clínicas da Faculdade.

Podem manifestar interesse na Chamada os(as) estudantes do ensino médio, técnico (Teatro Universitário e do Colégio Técnico) e de graduação, regularmente matriculados(as), e posicionados(as) nos níveis I, II e III pela Política de Assistência Estudantil e Permanência da UFMG.

A inscrição pode ser feita de 19 a 30 de setembro de 2024, na “Área do Aluno” no portal da Fump. É importante que o(a) estudante descreva a necessidade de tratamento no ato da inscrição.

Todos os atendimentos e tratamentos são realizados nas Clínicas da Faculdade de Odontologia, localizada no campus Pampulha. O acesso à assistência odontológica pela FAO-UFMG está condicionado à disponibilidade de vaga de acordo com a demanda apresentada pelo(a) estudante.

Veja mais informações na Chamada abaixo.

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE: ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLÓGICA

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG (FAO-UFMG), abre a presente manifestação de interesse de estudantes do ensino médio (Teatro Universitário e do Colégio Técnico) e de graduação assistidos/as pela Política de Permanência e Assistência Estudantil para atendimento nas clínicas de atenção primária e de especialidades odontológicas da Faculdade de Odontologia da UFMG (FAO-UFMG).

FINALIDADE

1. A presente manifestação de interesse tem por finalidade organizar o fluxo de atendimento a estudantes do ensino médio, técnico e de graduação, regularmente matriculados/as, assistidos/as pela Política de Permanência e Assistência Estudantil, posicionados/as nos níveis I, II ou III, a partir de sua manifestação de interesse em ser atendido/a nas Clínicas Odontológicas da FAO-UFMG para tratamentos de atenção primária (limpeza, restauração simples e cirurgia/extração de dentes já visíveis) e de alta complexidade (restauração extensa, cirurgia/extração de dentes inclusos ou que não nasceram completamente, tratamento de canal, cuidados com a gengiva, prótese, traumatismo, dentre outras).

1.1 Alguns procedimentos de prótese dentária que envolvem trabalho laboratorial podem acarretar custos ao/à estudante;

1.2 Todas as radiografias periapicais inerentes ao tratamento odontológico serão realizadas sem custos ao/à estudante. Caso o/a estudante tenha necessidade de realizar radiografias panorâmicas, as mesmas também poderão ser realizadas sem custo, desde que devidamente justificadas e autorizadas após avaliação da equipe do Centro de Acolhimento, Seleção e Encaminhamento do usuário (CASEU) e Radiologia. A gratuidade das tomografias computadorizadas, em casos excepcionais, será avaliada pela equipe da Radiologia.

2. Os/As estudantes que manifestarem interesse nos tratamentos odontológicos oferecidos pela FAO-UFMG, por meio da inscrição nessa chamada, serão separados/as de acordo com a faixa etária e encaminhados/as às clínicas de atenção primária da FAO, onde será feita a avaliação das necessidades de tratamento, a partir de 07 de outubro de 2024.

ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

1. Período: de 19 a 30 de setembro de 2024.

2. Local da inscrição: o/a estudante deverá registrar sua manifestação de interesse na “Área do Aluno” disponível no portal da Fump (www.fump.ufmg.br).

3. O/A estudante deve escrever no ato da inscrição, na caixa de texto disponibilizada, o motivo do interesse no atendimento.

4. Serão ofertadas 150 vagas para o segundo semestre de 2024.

DOS CRITÉRIOS DE PRIORIDADE

1. Terão precedência estudantes de cursos do ensino médio e de graduação dos níveis I, II e III, nessa ordem, conforme a avaliação inicial realizada pelo CASEU, cuja renda bruta per capita seja de até um salário-mínimo e meio, priorizando as menores rendas brutas per capita.

1.1 É necessário que o estudo socioeconômico do/da estudante esteja em vigor enquanto durar o tratamento.

DAS ORIENTAÇÕES GERAIS

1. O agendamento se dará por e-mail ou por telefone (aplicativo de mensagens instantâneas) e será realizado pelo CASEU. É importante que os/as estudantes fiquem atentos/as à sua caixa de e-mail para evitar perder a data do atendimento, inclusive recomenda-se verificar a caixa de spam e, também, atualizar o número do telefone, caso haja alteração.

2. Todos os atendimentos e tratamentos serão realizados nas Clínicas da Faculdade de Odontologia – FAO/UFMG, localizada dentro do Campus Pampulha na R. Prof. Moacir Gomes de Freitas, 688 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

3. O acesso à assistência odontológica pela FAO-UFMG está condicionado à disponibilidade de vaga de acordo com a demanda apresentada pelo/a estudante.

RESULTADO

1. O resultado será divulgado pela Fump, após o encerramento do período de inscrição, no dia 03/10/2024.

ETAPAS

DATAS

Divulgação da Manifestação de Interesse

16/09/2024