A celebração dos 95 anos da Fump

Uma nova identidade visual, programação especial e o compromisso renovado de promover futuros promissores para a comunidade acadêmica

Em 07 de setembro deste ano, a Fump completará 95 anos. Fundada apenas dois anos após a UFMG, e compartilhando a mesma data de aniversário, a Fump surgiu com o objetivo de ajudar na construção de uma universidade autônoma e igualitária.

Ao longo das mais de nove décadas de atividade, a Fundação vivenciou os desafios de atuar com competência e resolutividade, apoiando a permanência de milhares de estudantes, ao mesmo tempo em que se adaptava e se reestruturava frente às necessidades da comunidade acadêmica.

Para a Profª Teresa Kurimoto, presidente da Fump: “95 anos de existência significa, de saída, uma enorme capacidade de se reinventar. Nos últimos 95 anos vivemos inúmeras mudanças e muitas delas modificaram definitivamente as concepções e modos de vida das pessoas em torno do mundo. Neste sentido, esta reinvenção ganha maior concretude e dá a dimensão das micro-revoluções que a Fump precisou realizar para se manter uma instituição atuante, comprometida com a educação e com a permanência de pessoas pertencentes às categorias historicamente sub-representadas nas universidades públicas. São 95 anos reafirmando sua aposta, se modernizando e se consolidando neste caminho de proporcionar suporte às pessoas que buscam a UFMG.”

O selo comemorativo

Para marcar as celebrações, a logo atual da Fundação passou por um redesign, de modo que suas formas criassem os números “9” e “5” em celebração à nova idade da Fump. Este novo selo especial será utilizado em todas as peças de divulgação lançadas em 2024, com o propósito de reconhecer e comemorar o longíquo trabalho realizado pela Fundação.

Fump 95 anos: Impulsionando futuros” é o mote que guia as celebrações. A sentença é uma forma de validar o passado e, ao mesmo tempo, vislumbrar o futuro. O termo “Impulsionando” simboliza as oportunidades que se desdobram na vida dos estudantes com o apoio da Fump, e o verbo é conjugado no gerúndio para demonstrar a continuidade do trabalho. Por outro lado, o uso do termo “Futuros” no plural reflete a compreensão da individualidade de cada pessoa envolvida na Assistência Estudantil, desde os discentes até os funcionários da Fundação e a própria comunidade acadêmica. Assim, “Impulsionando futuros” significa a celebração de todas as vidas envolvidas e a reafirmação do compromisso da Fump de continuar o trabalho que se manteve relevante por todos esses anos.

Programações especiais

A Fump também está organizando um calendário de atividades comemorativas diversas, que acontecerão de junho a dezembro de 2024, com o objetivo de fortalecer os laços com a comunidade acadêmica e construir de forma coletiva os próximos anos da Assistência Estudantil. O público-alvo dos eventos serão estudantes da UFMG (posicionados(as) e não posicionados), docentes, servidores técnico-administrativos, apoiadores(as) e funcionários(as) da Fump. As datas de cada evento e maiores descrições sobre o caráter das atividades serão divulgadas ao decorrer do ano internamente e nas redes sociais da Fundação.

“Minhas expectativas são de que possamos celebrar a longevidade da Fump, com toda a alegria e entusiasmo que esta celebração requer. Para isto, celebrar com todas as pessoas que tornam a Fump um lugar de luta, resistência e trabalho em prol de pessoas e de sua educação: estudantes, trabalhadoras e trabalhadores, apoiadoras e apoiadores. Que nossas comemorações tragam a dimensão deste trabalho potente realizado por muitos e muitas, reconhecendo a Fump como lugar plural, de encontro, de trabalho colaborativo e coletivo” expressou a Profª Teresa em seus votos para a importante data.