O Projeto de Convivência nas moradias universitárias é um espaço importante para o desenvolvimento das relações de sociabilidade. Além de amenizar as dificuldades naturais que envolvem a convivência coletiva, as atividades do projeto promovem o desenvolvimento dos valores culturais e humanos. “Na moradia o diálogo entre a diretoria e os moradores vem sendo realizado de forma constante e ativa para conhecimento das demandas e necessidades existentes. Dessa interação é que surgem os projetos de convivência que são implantados no intuito de beneficiá-los”, ressalta Vera Maria Pereira Coelho, diretora do Programa Permanente de Moradia Universitária.

Uma das atividades mais procuradas é o CineMoradia – sessões comentadas de cinema, realizadas aos domingos, às 18 horas, no espaço de convivência da Moradia Ouro Preto I. Os equipamentos para exibição foram adquiridos pela Fump. Monitor do projeto há um ano, o estudante do 8º período de Artes Visuais (habilitação em Cinema de Animação), Carlos Alexandre Assis Vieira, é o responsável por elaborar as mostras cinematográficas e propô-las ao Conselho Diretor. “As sessões começam com uma descrição prévia sobre o filme para instigar os moradores a um debate no que diz respeito ao tema ou aos códigos da linguagem cinematográfica”, explica o monitor, que também reside na moradia.

Futebol, capoeira e dança de salão

Não só da sétima arte vive o Projeto de Convivência nas moradias. Outras opções de lazer também atraem a atenção dos moradores como futebol, dança de salão (tango e bolero) e capoeira. As duas últimas são ministradas por estudantes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Outra prática esportiva que promete entrosar os moradores é o futebol. Segundo a diretora Vera Coelho, o campo está sendo nivelado e a rede protetora readaptada para a retomada das atividades do Projeto Moradia Futebol Clube.