Os estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) de Montes Claros iniciam o ano letivo com bons motivos para comemorar. É que a UFMG e a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) inauguram nesta quarta-feira, dia 17, a Moradia Universitária Cyro dos Anjos. No total serão oferecidas 108 vagas divididas em dois blocos de quatro andares, sendo dois apartamentos por andar. A nova moradia de Montes Claros tem quartos individuais, assim como as moradias Ouro Preto I e II, em Belo Horizonte.

No primeiro andar os apartamentos da nova moradia possuem seis quartos, sendo um deles adaptado para portadores de necessidades especiais com banheiro adequado a esse público. Nos demais andares os apartamentos têm sete quartos individuais. As obras duraram quase dois anos.

Os 30 estudantes que residiam na antiga moradia já foram transferidos para os novos prédios.

Investimento – Segundo o presidente da Fump, professor Seme Gebara Neto, foram investidos mais de R$ 3 milhões na construção e aquisição de mobiliário da nova moradia de Montes Claros. A UFMG disponibilizou uma verba de R$ 1,6 milhão e a Fump aplicou R$ 1,5 milhão de recursos próprios. “Esse empreendimento é fundamental para que os estudantes de Montes Claros tenham melhores condições de moradia, o que vai influenciar positivamente no rendimento acadêmico desses alunos”, afirma o presidente da Fump.

O terreno da nova moradia foi doado à Fump pela prefeitura de Montes Claros. Com as obras concluídas, a Fump fará a transferência do patrimônio para a Universidade. A antiga moradia, que fica dentro do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), será transformada em laboratórios e sala de professores.
O nome da moradia é uma homenagem ao escritor Cyro Versiani dos Anjos. Nascido em 5 de outubro de 1906, em Montes Claros, foi vice-presidente da primeira mesa diretora da Caixa do Estudante Pobre (organizada em 1930 com a finalidade de angariar fundos para atividades de assistência aos estudantes da UFMG.