Desde o dia 9 de fevereiro, os estudantes classificados nos níveis I, II e III já podem agendar consultas médicas gratuitas no serviço próprio da Fump. O atendimento com clínico geral está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. O agendamento pode ser feito pessoalmente na instituição ou pelos telefones (31) 3409 8400 (sede da Fump e (31) 3409 3970 (campus Pampulha).

Os alunos assistidos têm atendimento médico gratuito também com os profissionais da rede conveniada. Antes, porém, é necessário consultar com o clínico geral da Fump para que seja feito o encaminhamento para alguma especialidade médica ou exames complementares de laboratório e de diagnóstico, ambos gratuitos. As consultas anuais com ginecologista e oftalmologista podem ser agendadas diretamente com os profissionais, sem passar antes pelo clínico.

Caso o estudante queira se consultar com médicos da rede conveniada sem antes passar pelo clínico da Fump, é cobrado o valor de R$ 42,00, de acordo com a tabela da Fump. O pagamento é feito diretamente para o médico escolhido pelo aluno.

Em Montes Claros, todo o atendimento ao estudante assistido é realizado por meio da rede conveniada, de forma gratuita.

Vale lembrar que todos os alunos da UFMG, assistidos ou não pela Fump, e seus dependentes diretos (pais, irmãos, cônjuge e filhos) podem utilizar a rede conveniada de assistência médica, por meio de pagamento direto, de acordo com preço tabelado e abaixo do mercado.