Com a transferência completa da Escola de Engenharia para sua nova sede no campus Pampulha, o Restaurante Universitário (RU) que funcionava naquela unidade, no centro de Belo Horizonte, foi desativado em dezembro de 2009. Segundo a coordenadora do RU, Helvécia Mikiko Miyata, os estudantes dos cursos de Engenharia poderão fazer suas refeições no RU Setorial II, localizado no campus Pampulha. A gestora esclarece que o aumento da demanda no Setorial II não vai causar impactos significativos que possam prejudicar o atendimento aos demais estudantes da Universidade que utilizam o restaurante. “O impacto dessa demanda será pequeno porque grande parte dos cursos já estão funcionando no campus Pampulha. No semestre passado, 250 pessoas da comunidade universitária, em média, utilizavam o RU da Escola de Engenharia. O Setorial tem capacidade de absorver essa demanda”, garante. A gestora lembra ainda que os estudantes que utilizavam o RU da Engenharia e que ainda precisam almoçar no centro poderão se deslocar até os RUs do Campus Saúde e da Faculdade de Direito, que funcionam das 11 às 14 horas. Para ter acesso ao preço reduzido de R$ 0,75, os alunos assistidos pela Fump devem apresentar a carteirinha emitida pela Fundação. Os demais estudantes pagam R$ 2,50 e devem levar o comprovante de matrícula acompanhado da carteira de identidade ou a carteira emitida por um órgão da UFMG com foto e validade atualizada.