04.09.2020

Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital inicia doação e empréstimo de computadores aos estudantes assistidos pela UFMG

No fim de agosto, a Fump iniciou a distribuição às/aos estudantes assistidas/os pela UFMG, em formato de empréstimo ou doação, de notebooks e computadores desktops (usados), recebidos pela Fundação na campanha “Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital”.

Inicialmente foram contemplados/as 58 estudantes dos níveis I, II e III, que receberam o equipamento em suas residências (incluindo os/as que residem em Montes Claros), para evitar que tivessem de quebrar o isolamento social e se expor à Covid-19.

A campanha tem recebido também doações em dinheiro, por meio de depósito bancário em contas correntes específicas, o que permitiu à Fump creditar auxílio financeiro de R$ 1.500,00 para outros/as 75 estudantes assistidos/as, para aquisição de equipamentos (notebooks ou desktops). As/os assistentes sociais da Fump entraram em contato com todos os/as estudantes que ainda aguardavam pelo equipamento e definiram com os/as estudantes que formato seria mais apropriado para sua situação.

Estima-se que, ainda em setembro, outros/as 50 estudantes poderão ser contemplados/as com auxílio financeiro ou equipamento provenientes da campanha, que se estenderá ao longo de todo o semestre, de modo a permitir à Fundação atender de forma célere aos calouros 2020/2, que iniciarão o semestre de forma remota.

A Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital compõe o conjunto de ações da Política de Inclusão Digital da UFMG, que busca proporcionar aos estudantes assistidos da Universidade condições mínimas para a realização de atividades acadêmicas de Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante a pandemia da Covid-19, nos termos da Portaria n. 1819, de 18 de março de 2020, da Reitora da UFMG.

Quem quiser contribuir com a campanha basta escolher o valor mais confortável para a doação. O importante é a contribuição. A doação pode ser realizada diretamente na conta corrente da Fundação no Banco do Brasil ou Banco Santander, exclusivas para o programa Bolsa Apadrinhamento.

- Banco do Brasil: agência: 1615-2, conta corrente 22.942-3. CNPJ da Fump: 17.220.583.0001-69

- Santander: agência 4546, conta corrente 13.004008-3. CNPJ da Fump: 17.220.583.0001-69

Outra forma de contribuição é através da doação do equipamento. A Fump receberá as doações de computador e notebook em sua Sede, à Av. Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José, às terças-feiras, das 9 às 12 horas, e às quintas-feiras, das 13 às 17 horas. Solicitamos que o computador ou notebook tenha a configuração mínima Core 2 Duo, 4GB, 500 HD / 120 SSD, tela com no mínimo 14 polegadas. Também aceitamos doação de periféricos como teclado, mouse, e caixas de som. Os doadores podem agendar a entrega pelo e-mail comunica@fump.ufmg.br